O Grupo

O nosso maior objetivo é Estudar, Discutir e Difundir a Permacultura e as Tecnologias Apropriadas mostrando que existem diferentes alternativas que oferecem menores impactos ao ambiente e baixo custos de aplicação.


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Fossa Ecológica - Tanque de Evapotranspiração (TEVAP)

Por Felipe Bodens e Bernardo Oliveira

O Tanque de Evapotranspiração (TEVAP) é um sistema de tratamento e reaproveitamento dos nutrientes da água negra (proveniente do vaso sanitário), para produção de flores e frutas. O TEVAP foi dimensionado e construído pelo GEPEC em uma casa no Condomínio Estância Jardim Botânico em Brasília.

Projeto SketchUp: Felipe Borges


Este sistema foi criado por Tom Watson nos Estado Unidos com o nome de "Watson Wick" e adaptado por vários permacultores brasileiros. Pelo fundo de um tanque de "ferrocimento" corre um "tubo" feito de tijolos e calhas de cimento pré-moldado onde a água negra chega e após um determinado volume escorre para fora do tubo, ocupando o fundo do tanque. Nesse caminho, a água negra passa por várias barreiras de materiais porosos colonizados naturalmente por bactérias anaeróbias que pré-digerem o efluente, neutralizando os patógenos e mineralizando outros compostos em moléculas mais "acessíveis", para a absorção das plantas que estão na terra logo acima. Após o processo anaeróbio, parte da água é evaporada pelo solo e a outra transpirada pelas plantas. O sólidos, que representam menos de 1% das águas negra, são consumidos pelas plantas e por toda comnunidade de microorganismos que habitam a zona das raízes. Patógenos que não foram neutralizados no estágio anaeróbio, não sobrevivem no solo - local de intervenção dos organismos da rizosfera.

Dimensionamento

O TEVAP foi dimensionado para uso de duas pessoas - 4m³. Não existe nenhuma norma sobre as dimensões do TEVAP, pois ainda são poucos os estudos técnico-científicos sobre este tipo de tecnologia de saneamento ecológico. No entanto, as observações feitas por muitos permacultores que possuem esse tipo sistema há alguns anos, indicam que 2m³ comporta mais de uma pessoa que usa muito o vaso sanitário. É importante ressaltar que o TEVAP é indicado para o tratamento de águas negra (proveniente do vaso sanitário) e não águas cinza (proveniente das pias, ralos, chuveiros e da lavandeira). As águas cinza podem ter um tratamento mais simples, o que aumenta as alternativas de reúso. Muitos autores não classificam as águas utilizadas na cozinha como água cinza porque possuem altas carga de gorduras, detergentes, matéria orgânica e seu tratamento deve ser mais específico.


Construção


Após ter cavado um buraco de 4m³ (2m de comprimento e largura e 1m de profundidade), as paredes receberam um reboco fino ("chapisco") de massa forte de cimento e areia lavada (1:3). Por cima foi fixado uma tela de galinheiro que é rebocado novamente com massa forte espessa. O tanque foi impermeabilizado com vedax plus 18kg da Anchortec.






A tubulação que trás o efluente é ligada da caixa de inspeção convencional de "esgoto" ao TEVAP, com uma curva de 45°. A agua negra chega até o fundo do tanque em um "tubo" feito de alvenaria, com quatro fiadas de tijolos furados de cada lado, de modo que o efluente após preencher a base do tubo percole para fora. A inclinação de 45° dos tijolos, impede a terra que cobre o sistema não obstrua os tijolos, entupindo o sistema.










Em cima dos tijolos são encaixados duas calhas de cimento pré-moldado que é cimentado com os tijolos. No local onde a água negra entra no tanque, é instalado um cano de 100mm para inspeção, manutenção e escape de gases. O tanque é preenchido com materiais porosos com granulometria decrescente: primeiro os tijolos depois pedaços de telhas, entulho, brita grande e areia grossa.







Na camada de brita, foi colocado outro tubo de inspeção de 100mm, furado e vedado com uma manta bidim, para permitir apenas a entrada de água, que poderá ser coletada para análise laboratorial. Em cima das britas veio a areia grossa, a terra, um pouco de esterco de gado e composto orgânico para favorecer o desenvolvimento inicial das plantas.



É importante que as paredes do TEVAP fiquem acima do solo, para evitar possíveis sobrecargas ao sistema com o escoamento de água durante chuvas fortes. Também foi instalado um "ladrão", com um cano de 50mm, vedado com manta bidim. O ladrão é direcionado a antiga fossa séptica convencional sob o solo.



Foram plantadas bananeiras, mamoeiros e plantas ornamentais como alpinias e copo-de-leite. Outras plantas tabém podem ser incluídas no sistema, como taiobas, inhames, junco e outras plantas que transpiram muito, que não possuem raízes longas e lenhosas, e que gostam de ambientes alcalinos. Frutos como banana e mamão produzidos no TEVAP podem ser consumidos in natura; já as raízes, bulbos e folhas, não é recombendado comer, pois ainda não está totalmente compreendido as interações que acontecem no sistema.
As plantas podem ser bioindicadores do funcionamento do sistema, através do seu padrão de crescimento, vigor, coloração das folhas e flores. Elas também podem ser analisadas em laboratório, com o intenção de detectar substâncias nocivas ao homem, como metais pesados. Inicialmente o TEVAP dever ser irrigado, até que o sistema entre em funcionamento autônomo.





33 comentários:

Raquel M. disse...

Apesar de ser uma recém formada em Engenharia Ambiental na UCB, 1/2009, agora que realmente conheci o grupo. Achei muito legal esse TEVAP, queria saber se vocês tem informações sobre como proceder com o dimensionamento desse tipo de fossa.

Obrigada!


Obs.: Divulguem na mais universidade o trabalho de vocês!

GEPEC disse...

Raquel, ainda não existe nenhuma norma referente ao dimensinamento, no entanto, o acompanhamento de sistemas que funcinam a mais tempo tem mostrado que 2 m³ são suficientes para absorver o volume de água negra gerado por uma pessoa.

Obrigado, a nossa intenção é divulgar mais as tecnologias sociais dentro da universidade

Unknown disse...

Muito legal este sistema, gostaria de saber mais detalhes quanto ao "tubo" de alvenaria, os tijolos são apenas assentados, sem reboco? ou é apenas a última fiada que não têm reboco?

GEPEC disse...

OI Joao, os tijolos que sustentam a calha de cimento para formar o tubo, nao receberam reboco, foram apenas assentados. No entanto, a ultima fiada recebeu cimento para vedar os espaços abertos entre os tijos e a calha. Como tinha cimento pronto sobrando, a última fiada recebeu uma fina camada de cimento para dar o acabamento. No momento, o TEVAP está com 1 mes de funcionamento e está operando muito bem!!! O sistema nao precisa mais ser regado e as plantas estao gostando do ambiente. Vamos continuar postando as fotos para que possa acompanhar o processo. Obrigado GEPEC

Unknown disse...

Muito bacana.. vou fazer uma no meu sitio mas pintou uma dúvida.
O cano de esgoto vai despesar dentro do cano de cimento para depois vazer para o fundo feito com as carreiras de tijolos?

Se alguem que entendeu poder me responder.. agradeço e parabens pela idéia...

ArT disse...

olá, não entendi o cano de inspeção, para análises laboratoriais, e nem o ladrão... aonde devem ficar?

grato

pitombo disse...

Caros amigos!
Parabéns pela iniciativa! O tubo para saída do gás metano não tem de ficar mais alto por causa do mau cheiro? Em uma das fotos vejo dois canos de 100mm saindo do TEVAP. Qual seria o outro? Obrigado em um abraço Marcos

pitombo disse...

Caros amigos!
Parabéns pela iniciativa! O tubo para saída do gás metano não tem de ficar mais alto por causa do mau cheiro? Em uma das fotos vejo dois canos de 100mm saindo do TEVAP. Qual seria o outro? Obrigado em um abraço Marcos

pitombo disse...

O cano para saída do gás metano não tem de ficar mais alto por causa do mau cheiro? Numa das fotos vejo 2 canos de 100mm. Um deles é o suspiro para gases. E o outro? Obrigado e um forte abraço! Marcos

Marcelos22 disse...

Se alguem souber fazer, eu gostaria de um orçamento.
Marcelo (61)8428-7854

Ju Rossi disse...

oi, adorei a idéia, quero saber de uma coisa, morro em Porto alegre e contruimos um studio de música para nossa banda,nesta obra estamos armazenando a água da chuva para usar nos vazos sanitários, e temos três banheiros, qual seria a dimensão tevap, o número de pessoas é entre 5 pessoas, tenho um quintal na frente de 50m²,fico no aguardo
brigado.
abraços juliano rossi

Unknown disse...

Olá, estou acabando de construir uma fossa ecologica na minha casa usando as dicas daqui, espero q funcione, fiz tudo eu mesmo com algumas adaptações. depois informa o desempenho da obra

GEPEC disse...

Iaê Juliano. Estudios sempre recebem visitas. Entao acredito que o dimencionamento deve ser extrapolado para 7 ou 9 pessoas (caso haja muitas festas). Caso seja 7 pessoas, sao 14m2 e uns 1,6m de profundidade = 22,5m3. Coloque 4 ou 5 fiadas de tijolo no tubo de distribuição.
O ideal é que a camada de terra nao ultrapasse 1m. Lembrando tambem que o sistema funciona melhor em locais com muito sol. Caso o sistema fique na sombra o volume dever ser aumentado.
GEPEC

Rejane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rejane disse...

Olá,
Esse sistema de fossa ecologica poderia ser implantado em uma comunidade rural em um pequeno bairro? O custo da fossa ecologica ficaria maior do que o sistema comum de fossa?

Antecipadamente grata.

Ceará disse...

O Engº Ronaldo da Justiça Federal do Ceará está implantando essa fossa nos novos Forum do interior. As fossas apresentadas por vocês têm mais recurrsos.Vou levar esse site ao conhecimento dele.

PermaculturaMS disse...

Olá, meninos!
Um esclarecimento: o tubo de inspeção não tem a função de escape de gases e deve ficar tampado. Uma das vantagens do TEvap é que as bactérias metanotróficas do solo consomem parte do metano que seria jogado na atmosfera. O ideal é que os gases sejam "filtrados" pelo solo. Outra sugestão: a câmara de reccepção pode ser feito com pneus colocados lado a lado, formando um túnel. Fica mais barato e simples de montar. Tá bem legal o blog de vocês. Abraço, Adriana Galbiati

Unknown disse...

Sou estudante de arquitetura, e estou fazendo um trabalho e escolhi esse sistema para fazer uma representação em maquete, mas estou com dúvidas sobre a montagem do mesmo. A dúvida é qual a função da manilha que vai sobre as fiadas de tijolos. Tem como disponibilizar o passo a passo da construção.
Obrigada!
jakuelinda@hotmail.com

centroeducaçãoambiental disse...

Aho familia de Brasilia...tudo na paz?
quem escreve é marcos ninguém...sou permacultor e bioconstrutor e dei os primeiros cursos de permacultura e biocosntrução em pernambuco, sergipe, paraíba e rio grande do norte...
eu faço evapotranspiração há anos...com os pneus etc...
sempre fiz no rural...sem ter licenciamento ambiental e tudo mais...
vi que vcs fizeram um na cidade...num condominio...como fica o lance da licença ambiental??? existe legislação ou norma técnica...como vcs conseguiram licença??? melhor como foi o processo?? é porque to construindo umas evapo...mas é na cidade e o pessoal ta pedindo licenciamento..queria usar exemplos de lugares onde foram licenciadas...
aguardo retorno:
neimarmarcos@hotmail.com
facebook: Marcos Ninguém

victor fonseca disse...

Gostaria de saber se há alguma experiencia dessa tecnologia em maior escala? Sou professor numa escola municipal de Palmas - TO e a direção da mesma manifestou interesse em adotar o sistema para o banheiro dos alunos (cerca de 200 crianças). Vocês acham viável?

ArT disse...

Existe sim Victor, conheci uma q era para mais ou menos 120 pessoas... a mesma coisa, porem haviam 4 camaras de recepção e era graande...
só que o pessoal não usava todos os dias era tipo em um sitio para finais de semana... mas é possivel com alguns calculos simples fica viável

Arthur Lima

Felipe Borges disse...

É viavel sim porem mediante algumas adaptações de dimensionamento. Qualquer coisa entre em contato.
Felipe Borges 9976-0443
GEPEC

Meriele Sá disse...

Adorei a idéia e quero aplicar aqui no meu sítio. SEria necessário uma manta tipo PAD para impermeabilizar antes do reboco e evitar possíveis infiltrações (int)Outra dúvida, a TEVAP não seria construída no sol, e sim em meio a um bosque, na sombra. Quais seriam as orientações necessárias para este caso (int)
Parabéns pelo trabalho de vcs! Era a solução que eu precisava!

FABEGE disse...

Meirele, estou observando que as perguntas estão ficando sem as devidas respostas. Estou fazendo graduação - Arquitetura e me interessei por esta bacia e resolvi pesquisar. Até onde li, quando mais sol maior a evapotranspiração e, acredito que, em lugares frios e úmidos este sistema não será tão eficientee será preciso uma bacia bem maior. Mesmo assim, vou continuar pesquisando.

Unknown disse...

Boa tarde,

Meu nome é Tiago, faço parte de uma associação que está prestes construir 80 casas populares para trabalhadores rurais que ainda não tem casa própria num Povoado chamado Angical, no município de Mansidão na Bahia. Estamos trabalhando para construir utilizando o máximo de tecnologias sustentáveis.

Gostariamos de utilizar a fossa de evapotranspiração como solução ecológica para o esgoto doméstico, mas não sabemos construir e nem quanto custa.
Como a GEPEC poderia nos ajudar?

Grato,

TIAGO ORUNESU

Unknown disse...

Gostaria de saber a opinião de vocês em se usar biodigestor no respectivo sistema?

Unknown disse...

Bom dia povo
Só uma dúvida. Quero implantar em casa o sistema.
Por que essa fossa não pode receber água cinza?

Unknown disse...

Bom dia povo
Eu pretendo instalar o sistema em casa e tenho uma dúvida:
Por que no tanque-de evatranspiração não se pode jogar também a áqua cinza?

marcia disse...

Nesta fossa pode ser lançada as águas cinzas? Quero fazer uma na minha casa. Obrigada!

Márcia

Unknown disse...

Porque haveria sobrecarga de líquidos... comprometendo o funcionamento da sistema.

Unknown disse...

ñ pode... isso sobrecarrega o sistema... é muita água para as plantas conseguirem absorver. vai transbordar td...

Unknown disse...

Como fica a questão do mau cheiro?

Unknown disse...

Olá. Gostei do sistema, porém, compara ao de uma fossa séptica mode da Cetesb-SP, a da Cetesb é mais eficiente, ocupando um volume muito menor e com isso o custo a longo prazo é muito menor. Esse modelo, creio eu, deve ser melhor se utilizado como vala séptica em terreno rural, diminuindo-se a largura e profundidade e ampliando o comprimento, cobrindo asdim uma área maio de solo que será adubado. Em areas rurais conseguir os materiais e mão de obra para a construção de uma fossa em concreto é mais difícil.